Esclareça suas Dúvidas Sobre a Vacina da COVID 19



Existe diferença entre a primeira e segunda dose?

Não existe diferença entre as doses. O que se deve atentar é que ela tem de ser da mesma marca.


A vacina perde o efeito depois de algum tempo ou tem validade?

Ainda estão fazendo estudos para avaliar o tempo de proteção das vacinas. Por esse motivo ainda não se sabe se será necessário tomar alguma dose de reforço ou se haverá uma vacinação anual da mesma forma como acontece com a vacina da gripe.


Posso tomar vacinas de marcas diferentes?

Não. A segunda dose deve obrigatoriamente ser da mesma marca da primeira dose. Por esse motivo que é solicitado o CPF ou o cartão SUS para registrar qual marca foi aplicada na primeira dose.


Existem sintomas após a vacina?

Até o momento, as duas vacinas aprovadas pela ANVISA tem apresentado poucos sintomas após a aplicação. Em geral eles são associados à aplicação que intramuscular. Eventualmente as pessoas podem sentir algum sintoma geral como cansaço, dores de cabeça, dores no corpo e até febre.


As vacinas atuais são eficazes com as novas variantes do vírus?

Ainda estão sendo feitos estudos para saber a eficácia das vacinas com essas novas variantes que estão sendo encontradas. É comum que o vírus sofra mutações ao longo do tempo de circulação.


Se uma pessoa da família tomar a vacina, os demais membros da família estão livres do contágio?

Não. As vacinas se mostraram seguras e eficazes contra as formas graves da doença. Ainda não está confirmado o papel protetor da vacina contra a infecção pelo vírus. Em resumo, uma pessoa pode ser vacinada e mesmo assim contrair o vírus da COVID 19. Ainda que não apresente sintomas ou gravidade da doença, essa pessoa vacinada pode levar o vírus para outros membros da família que não estejam vacinados.


Quem pode tomar a vacina?

A princípio todas as pessoas acima de 18 anos podem ser vacinadas. Mulheres grávidas ou puérperas, pessoas que apresentem sinais de doenças respiratórias ou que esteja com febre não devem tomar a vacina.


Posso me vacinar estando com sintomas da COVID 19?

É importante que você adie a vacinação caso apresente algum sintoma de doença respiratória.





Logo-IMP-001-05.png