Dia Mundial da Enfermagem



Essa data é uma homenagem a britânica Florence Nightingale uma pioneira da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820.

Ela se destacou por organizar, chefiar e treinar uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que foram para a frente de batalha da Guerra da Crimeia (1853-1856). Ela constatou que os soldados feridos estavam recebendo tratamento totalmente inadequado. Os suprimentos médicos eram escassos, a higiene era terrível e as infecções eram comuns e, em muitos casos, fatais. Após regressar ao seu país natal, desenvolveu grandes esforços para melhorar as condições de tratamentos médicos dados aos pobres e indigentes. Em 1860 ela fundou a escola de enfermagem St. Thomas em Londres



No Brasil, entre 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, que lembra outra mulher que se dedicou à mesma profissão: a baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri).


Nascida em 13 de dezembro de 1814, Néri morreu em 20 de maio de 1880. Foi uma mulher de posses, que deixou a vida tranquila para servir voluntariamente como enfermeira na Guerra do Paraguai (1865-1870), cuidando dos soldados brasileiros na frente de batalha. Todos os anos o Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) lança um tema para celebrar essa data e o tema deste ano é 'Enfermeiras: Uma Voz para Liderar – Uma Visão para a Saúde Futura'. Para maiores informações visite o site http://2021.icnvoicetolead.com.


Veja abaixo a mensagem em vídeo da Presidente do ICN, Annette Kenney.



A enfermagem é responsável pelo cuidado e assistência com o seu humano em hospitais e clínicas. Sua presença é determinante na vida de qualquer pessoa que necessite de assistência à saúde básica. Além disso, é ele que tem participação marcante antes, durante e após qualquer procedimento cirúrgico.


Nós do Instituto de Medicina e Projeto queremos parabenizar esses profissionais de tanta importância em qualquer sistema de saúde.


Parabéns pelo seu dia!!! #VoiceToLead #IND2021

Logo-IMP-001-05.png